12 de nov de 2008

Histórias do 14 !!! Gravação do DVD e CD ao vivo !!!

A banda 14 Bis, que desde 1979 ao contrário do que muitos imaginam, segue firme com sua trajetória de shows por todo Brasil com uma média de 65 shows ao ano. O grupo, muito conhecido por seus grandes sucessos, estourou nas rádios com a música "Natural" no início de 1980.

Nessa época a banda "disputava" (amigavelmente, claro!) os palcos com a banda "A Cor do Som" e logo em seguida com o grupo "Roupa Nova". Mas o 14 Bis vinha de um sucesso atrás de outro e "Linda Juventude" também teve sua vez ao ser a música de um importante comercial. Mas além dessas, outras músicas dentre as 163 composições gravadas pela banda, tiveram seu espaço nas telinhas durante a exibição de algumas novelas. A exemplo disso e mais atualmente, "Planeta Sonho" pode ser ouvida como tema de uma delas.

Tanto sucesso assim fez com que a banda atingísse a margem de mais de 4 milhões de cópias vendidas em 13 trabalhos, incluindo o "Bis Acústico" e o "14 Bis ao Vivo". Essa marca de mais de 4 milhões de cópias poderia ainda ser muito superior se antigos trabalhos, como por exemplo o penúltimo CD "Outros Planos - 2004", patrocinado pelo Banco Real - Instituto Escola Brasil (média de 17 mil cópias vendidas), fôsse mais bem divulgado com uma violenta campanha de marketing e, se também, não contássemos com o advento da pirataria, que acaba por desmerecer o trabalho dos artistas.

Porém, diferentemente do que aconteceu com "Outros Planos", o "14 Bis ao Vivo" - CD e DVD - gravado no dia 23/12/2006 em Belo Horizonte, foi muitíssimo bem divulgado e espalhado pelos quatro cantos do país. Também pudera, quase três anos de batalha para a realização desse trabalho que, devido aos prazos da lei de incentivos, deveria ser gravado até o final daquele ano e ainda dentro do projeto do Centenário do 14 Bis.
Quem pôde comparecer à gravação do DVD se deslumbrou com a produção preparada por uma equipe de 65 pessoas, além de se encantar e emocionar com o que foi visto no palco em espetáculo único: participações de Marcus Viana e um Quarteto de Cordas e de Beto Guedes; o 14 Bis no seu jeitinho mais NATURAL de ser mostrando todo seu carisma e competência, embalados em uma talentosa performance, com direito às diversas movimentações de palco por parte do Cláudio em seus impecáveis sólos de guitarra, às coreografadas dancinhas feitas pelo Vermelho diante de seu teclado, transbordando sua simpatia perante ao público, à sintonia em seus vocais mais que elaborados e característicos da banda, à incrementável mistura de instrumental, música regional e rock progressivo e ao toque especial dos arranjos de cordas nos grandes clássicos do 14.

SEM DUVIDAR o 14 Bis fez um show à parte naquele dia, diante de uma grande estrutura e de uma LINDA JUVENTUDE (como o Vermelho gosta de falar). E esse foi o presente de Natal dos fãs alí presentes! A iniciativa de Manoel Araújo, os patrocínios da Tambasa e da Eletrobrás e o apoio da Sony foram de fundamental importância para a concretização desse trabalho, mais que merecido pelo grupo e tão sonhado por nós fãs. Só temos a agradecer por ter sido tão especial e aproveitar a oportunidade para também pedir que continuem investindo nessa banda tão talentosa, tão competente e que traz uma cultura diferenciada no cenário musical atual.

Ainda que no deleite desse DVD e aproveitando ao máximo os shows de divulgação do mesmo, desejamos ver novos e muitos trabalhos do 14 Bis e, acreditamos na possibilidade de esperar por isso, pois segundo palavras de seus próprios integrantes, nosso querido 14 Bis se prepara para gravar um novo CD em breve. Isso seria como mais um grande presente para nós... E que venha o quanto antes!!!
Publicação de Laura Araújo !!!!!