16 de mar. de 2010

25 anos de Biquíni Cavadão


25 anos de Biquini Cavadão

Quando fizemos nossa primeira apresentação no Circo Voador com um repertório de apenas quatro músicas, não imaginava que vinte e cinco anos depois estaria ainda aqui tocando e cantando com esta banda de nome esquisito: Biquini Cavadão.
Naquela noite, o show Medidas de Impacto trazia atracões como a banda brasiliense Escola de Escândalos e o grupo Anjos e Arranjos. Acho que fomos a última banda a se apresentar. O dia não estava nascendo mas talvez esta já fosse nossa sina, fechar a noite. O nome do show era uma alusão a uma frase do recém eleito presidente Tancredo Neves. Ele que disse que tomaria as tais medidas de impacto assim que assumisse. Não assumiu e todos sabemos como terminou esta história. Outro texto interessante e que explica bem o porquê de celebrarmos nosso aniversário nesta data está escrito, escrito em 2000.
“Boa noite, nós somos o Biquini Cavadão e nossa primeira música é um Tédio!”. Subíamos ao palco com uma canção razoavelmente conhecida. Ela já estava tocando há quatro meses na Rádio Fluminense, berço das principais bandas do boom dos anos 80 e passaporte de muitos que ali tocaram para o primeiro contrato com uma gravadora.
Acontece que não tínhamos mais nenhuma música além dessa e, ao ser interrogado na gravadora por Marcelo Castelo Branco sobre o repertório, o jeito foi dizer que “tínhamos muitos projetos”! E com esta lorota, assinamos! Logo estávamos no estúdio em Janeiro de 85, em pleno Rock In Rio, gravando Tédio e um de nossos projectos: No Mundo da Lua, escolhida por nós como Lado B do compacto de vinil que nos lançaria pela PolyGram. Durante os meses seguintes, compusemos mais outras duas: TImidez e Inseguro de Vida. Ah, e tinha uma versão pornô de Tédio também, de fazer o MC Catra corar! A gravadora apostava suas fichas nesta versão mas não houve jeito de gravarmos. Como uma piada no meio do show, tudo bem. Lançá-la seria uma estupidez.
O show naquela noite assim - corrigindo - teve cinco músicas, e o tempo voou naquele palco. Quanto tempo mais teríamos além dos famosos 15 minutos de Andy Wharol? Poucos, acreditávamos. A banda mais longeva que eu conhecia eram os Rolling Stones e eles estavam comemorando uns 23 anos de carreira naquele ano de 85. O que pensar de nós? Com sorte, 23 meses! Não por menos, segui a faculdade por mais dois anos até perceber que conciliar a agenda e as matérias de engenharia era impossível, graças ao sucesso da banda.
Sempre comparo a vida e nossos objetivos como um barco no meio do mar: ou você rema para onde quer e enfrenta ondas e correntezas onde muitos naufragam, ou estende a vela e deixa os ventos soprarem para te levar aonde você nunca imaginou. Acho que apostamos no segundo caso em relação à banda. Vento ventania nos levou para muitos lugares incríveis, mas tivemos de saber quando e como remarmos para não ficarmos encalhados. Os anos passaram e por tudo também passamos. O Biquini teve momentos de pura explosão e sobreviveu também a longos períodos de ostracismo. Entretanto, de todas estas fases, eu tenho que dizer: estamos vivendo nossos melhores anos agora. Em nº de shows esta década reúne 6 anos entre nossas dez melhores marcas, contra 3 nos anos 90 e apenas um na década de 80. São shows por todo país, cobrindo praticamente todos os estados. Em cada lugar, uma nova descoberta nossa, uma renovação do público e um sucesso que, se não é visível nas telas de TV, pelo menos não sai da cabeça da galera. Sem puxar o saco de ninguém, sem ser queridinho, mas fazendo o que a gente gosta, só posso agradecer a todos que nos respeitam, que apostaram ontem, hoje e sempre, por nos manter nesta caminhada.


A Miguel, Coelho e Birita. É bom estar com vocês, 25 anos depois. Á nossa equipe, cada show é uma vitória que todos nós conquistamos.

Aos fãs, obrigado por deixarem a gente fazer parte da trilha sonora de vocês!

Bruno Gouveia


Reportagem retirada do site : http://www.biquini.com.br/blog/?p=1258

PARABÉNS AO BIQUÍNI CAVADÃO pelos 25 anos de carreira !!!

Homenagem do FCAP OFICIAL 14 BIS