25 de set. de 2008

Para Sempre Flávio Venturini .......




O Flávio do 14"



Fundada em 1979, por Flávio Venturini e Vermelho, que se conheceram na década de 60 quando serviam ao Exército e juntos ainda, vivenciaram bons momentos do Clube da Esquina, a banda mineira 14 Bis tem como uma de suas características a mistura da musicalidade mineira com o rock progressivo, além de arranjos e vocais apurados e de qualidade vindos da influência e grande admiração pelos Beatles.
O nome da banda foi dado após o grupo ter assinado contrato com sua primeira gravadora, a EMI Odeon, e surgiu depois que seus integrantes se reuníram para anotar em um papel nomes que viéssem a mente, aproveitando-se apenas aquele que seria comum à todos, num processo conhecido como brainstorm, ou "tempestade mental"... 14 BIS teve tudo a ver, também pelo fato de Alberto Santos Dumont (inventor do primeiro avião - o 14 Bis), ser mineiro assim como eles, com exceção, claro, do carioca Sérgio Magrão, contrabaixista da banda.
Há quase três décadas, mesmo com a saída de Flávio Venturini em 1987, que além de líder, era compositor e fazia a linha de frente do vocal, Vermelho, Cláudio, Hely e Magrão, continuam na estrada - com as participações mais que especiais do tecladista Sérgio Vasconcelos - com a agenda repleta de shows por todo país. A banda ainda é dona de um vasto repertório de belas canções, onde muitas delas são conhecidas até mesmo nas vozes de outros grandes artistas.
Vale ressaltar ainda que Flávio Venturini não abandonou o grupo de vez, muito pelo contrário, mesmo em carreira solo ele continua presente, ou através de composições ou participação em músicas, ou através da sua presença em shows especiais como o "Encontro Marcado" com Sá, Rodrix, Guarabyra, 14 Bis e Flávio Venturini, realizado no dia 30/05/2008 em Belo Horizonte, que diga-se de passagem, foi um show inesquecível para quem pôde presenciar, não apenas por se tratar de um grande evento, mas também por poder ver de perto o Flávio junto com o 14, afinal, todos nós fãs desejamos, quem sabe um dia, ver essa turma toda reunida novamente... ...


Por Laura Araújo ( Fã-Clube Além Paraíso)

Um comentário:

Jairo Reis disse...

Para quem é fã do Venturini, não perca nesta quinta-feira, 04/06,16:00 hrs, a entrevista ao vivo de Flávio Venturini a Maura Roth, no programa Voce.net, no site alltv.com.br