23 de set. de 2008

"Um pouco sobre o começo de tudo... A influência do Clube da Esquina no surgimento do 14 Bis"


Na década de 60, em meio a ditadura militar e a repressão, que contrastavam com movimentos "hippie" e "beat" que surgiam e alcançavam o auge nos EUA, a Bossa Nova já não era novidade e a Tropicália - movimento cultural contestador e vanguardista que não era exatamente uma nova modadlidade musical, mas uma renovada forma de agir e de participar do cenário cultural nacional, integrada por pessoas conhecidas da música brasileira como Caetano Veloso e Gilberto Gil - acabava de dar as caras.
Um jovem de Três Pontas foi para a capital mineira morar na Avenida Amazonas. Ele, Milton Nascimento, ou simplesmente o nosso querido Bituca, fazia parte da banda "W's Boys" em parceria com Wagner Tiso. Em BH, Milton conheceu os irmãos Borges e, juntamente com Salomão, conhecido mais pelos amigos como Lô e seu irmão Márcio Borges, entrariam para a história assim como aquela esquina da rua Paraisópolis com a rua Divinópolis, no bairro Santa Tereza.
O "Clube da Esquina" foi uma verdadeira revolução na música popular brasileira. Na verdade ele nunca chegou a ser um clube e nem foi considerado um movimento na época, mas se destacou em meio a um contexto em que se iniciava as sementes da censura. Sua formação principal foi composta por nomes como Milton Nascimento, Wagner Tiso, Márcio Borges, Toninho Horta, Fernando Brant, Nivaldo Ornelas, Paulo Braga. Um tempo mais tarde, ao estilo "Beatles", nossos queridos Flávio Venturini e Vermelho (fundadores da Banda 14 Bis), Beto Guedes, C elso Adolfo e Lô Borges, se juntaram ao Clube.
O primeiro disco do grupo, o "Clube da Esquina", foi lançado em 1972, dando sequência a um outro trabalho, o "Clube da esquina 2", em 1978.
Algum tempo depois, cada membro do Clube seguiu o seu rumo, compondo suas próprias músicas e realizando seus trabalhos, como por exemplo, a formação da banda 14 Bis, que faz sucesso desde a criação de "O Terço" e que, apadrinhado por Milton Nascimento teve seu álbum de estréia, o "14 Bis", em 1979, só que até chegar aqui, muita história, encontros e desencontros aconteceram, porém, a influência do Clube da Esquina, que abdicava do amor para falar de política e de outros temas sociais nas letras de suas músicas, permaneceu e fez com que se tornásse um dos mais importantes movimentos musicais brasileiros depois da Tropicália e, que m esmo assim, alguns ainda dizem ser musicalmente mais importante que a Tropicália.

3 comentários:

Vânia Siqueira disse...

Tive o previlégio de conhecer essa BANDA neste ano, quando eles vieram aqui em 3Pontas/MG, e amei o show.... e depois fui tb em Paraguaçu e Campo Belo, onde podemos conversar um pouco +..... foi ótimo.... Todos são pessoas simples e atenciosos com os fãs... lembro que em Campo Belo, o Hely mostrou uma música pra mim e pra Marita no qual ele é quem canta, que linda..... vc tinha que gravar ela viu.... é linda mesmo e vc cantando é muito lindo tb.... Mas enfim, essa Banda é uma das melhores pra mim..... Amo vcs!!!!!

Laura Araújo disse...

Como se escuta falar desse "Clube da Esquina" aqui em BH... A vontade que tenho é de ter vivido essa época tão encatadora, cheia de esperança e de sonhos! Tenho comigo só as lembranças de meus pais, que novos ainda, saíram do nordeste do Brasil para morarem aqui. Eles falam saudosos desse movimento que começou de uma maneira simples mas que se tornou marcante e consagrou muita gente boa no ramo musical. E como não ouvir e se admirar com suas belas composições? E como não olhar para cada um desses músicos, sem voltar ao passado e remeter às lembranças de uma mocidade "livre" em tempo de represão? Realmente... São histórias, fatos, músicas que merecem ser passadas de geração em geração para nos fazer entender a importância dos sonhos que buscamos!
" Porque se chamavam homens, também se chamavam sonhos e SONHOS NÃO ENVELHECEM..."
Grande abraço a todos os integrantes desse movimento e ao meu querido 14 Bis!!!
Laura.

Gleidson disse...

Há alguns anos eu virei super fã deles suas músicas são maravilhosas trazem paz ao espirito
melodia sabe são muitas qualidades que essa turma maravilhosa tem então só tenho a agradecer a eles por proporcionar tantas músicas lindas pra gente ouvir podia falar aqui muitas coisas mas de passagem é só isso amo vçs e essa galera que são fãs!!!