18 de out de 2009

Curiosidades - O 14 Bis e as novelas - Parte I

Quem nunca se encantou com uma trilha sonora que atire a primeira pedra!!!

Quem não se emocionou com a musica do Peter Cetera enquanto Daniel Sam tinha sua primeira vitória no karatê? Ou nunca mexeu seu pezinho enquanto Sandy e Danny cantavam Summer Nights? Ou então ficou viciado na trilha de Pulp Fiction?

As trilhas sonoras dos filmes de Hollywood, ou seja lá de onde for, são quase sempre tão importantes do que o próprio filme...e nas novelas brasileiras não poderia ser diferente. Pois é...nossa querida banda 14 Bis fez parte de algumas dessas trilhas e até já fez parte de uma novela. Sim!! Podem Acreditar!!

Em 1980 estreou a novela “Olhai os Lírios do Campo”, produzida e exibida no horário das 18 horas pela Rede Globo. Foi escrita por Geraldo Vietri e Wilson Rocha, e dirigida por Herval Rossano. Na trilha sonora, a música Sonho de Valsa de Flávio Venturini, Vermelho e Murilo Antunes e no elenco Cláudio Marzo e Nívea Maria.

“Dona Beija” foi uma novela exibida pela extinta Rede Manchete, no ano de 1986 (e foi reprisada em 88, 92 e 2009). Escrita por Wilson Aguiar Filho e dirigida por Herval Rossano, retratava a história de Ana Jacinta de São José, na cidade mineira de Araxá, século XVIII. A sua trilha sonora teve apenas 06 músicas, dentre elas “Viola e Mel, cantada pelo 14 Bis (ver vídeo). Essa música era o tema de Antônio Sampaio, personagem de Gracindo Júnior.



Mas nunca uma música teve tanto a ver com o personagem do que em “Pedra sobre pedra”. Produzida e exibida pela Rede Globo em 1992, a novela tinha um personagem muito interessante: Sérgio Cabeleira, vivido por Osmar Prado. Ele sofria muito nas noites de lua cheia, por se sentir atraído por ela. Daí não poderia ter outro tema senão “Dona de Mim” (Moacir Luz e Aldir Blanc).



Em 1993 é exibida a novela “Renascer”, escrita por Benedito Ruy Barbosa. E mais uma vez encontramos uma música do 14 Bis em sua trilha sonora. Dessa vez “Romance” (Flávio Venturini / Juca Filho) era tocada na trama toda vez que passavam as terras do personagem José Inocêncio, vivido por Antônio Fagundes.

Logo mais postarei as novelas mais recentes...


2 comentários:

Vânia Siqueira disse...

É isso aí Karin..... muito interessante essa história das músicas com as novelas....

bjimmmm

Karin Kunze disse...

Valeu, Vânia!
bjos