27 de dez. de 2010

Mensagem.....

Galera Querida,
 
Um Feliz Natal e que 2011 seja repleto de felicidade e muita saúde para que possamos juntos comemorar nossos 30 anos de carreira.
 
Um grande abraço a todos!
Magrão

12 de dez. de 2010

Esclarecimento - Shows no Rio Grande do Sul

Caros amigos do Sul,
 
Lamentavelmente existem coisas que fogem do controle da banda, vendemos esses shows para uma produtora de Florianópolis, que a principio queria comprar 02 shows para Santa Catarina e tempos depois me retornaram para fechar os 02 shows só que agora no Rio Grande do Sul, e assim foi feito contrato e formalizada a venda dos shows. 
 
Existem cláusulas no contrato que devem ser cumpridas, como passagens aéreas para que possamos chegar ao local, sinal como garantia para cobrir nossa infra (equipe técnica/músico/ traslados etc), reserva em hotéis e outros itens, só que nada disso foi cumprido nem no primeiro agendamento e nem no segundo, eles apresentaram uma série de motivos, todos questionáveis, pois na realidade o que faltou foi uma boa divulgação, pois a maioria das pessoas ficaram sabendo por intermédio do site do Opinião. 
 
É bom que todos saibam que não temos como controlar esse tipo de evento, pois quando vendemos o show, o maior interessado, além da banda, é o contratante para recuperar o seu investimento, agora quando bancamos juntos, mandamos nosso produtor na frente para verificar se está tudo dentro do combinado.
 
Sendo assim só nos resta pedir desculpas mais uma vez pelo transtorno e temos certeza que voltaremos no próximo ano com o show novo com a participação de Flávio Venturini.
 
O dinheiro dos ingressos começa a ser devolvido hoje, e a produtora vai presentear com um DVD ou CD “14 Bis ao Vivo” aqueles que compraram antecipadamente.
 
Um grande abraço a todos, 
 
Um Feliz Natal e um Ano Novo com muita saúde!
 
Magrão

3 de nov. de 2010

Túnel do Tempo...

Nosso amigo e colaborador Dery Nascimento, nos enviou algumas pérolas do passado....

 Amigos são sempre amigos...... Hely Rodrigues e Beto Guedes....


26 de out. de 2010

Parabéns MAGRÃO !!!

Nós do FCAP OFICIAL 14 BIS, parabenizamos a este excelente músico, compositor e instrumentista.

Agradecemos por sua amizade, respeito e carinho com o FCAP OFICIAL 14 BIS....

Desejamos à você, toda sorte do mundo, tudo de ótimo... Que Deus sempre te proteja e ilumine sempre seus passos...

PARABÉNS !!! FELICIDADES !!!



FCAP OFICIAL 14 BIS

:)

19 de out. de 2010

Top 30...

Estamos entre os TOP 30 na categoria música.... Agradeço mais uma vez por todos que acreditam em nós e o mais importante: à todos os fãs do 14 BIS.....Uma banda de excelente qualidade, merece ficar entre os melhores do Brasil....

Peço à todos que continuem votando, para ficarmos entre os TOP 3....

Acessem o link do TOP BLOG para votar...

Parabéns também aos amigos que estão entre os TOP 30....
Pedro Rossi - Blog Clube da Esquina
Maria Valéria - Música Audaz Fã-Clube Toninho Horta
Maria Valéria - Blog Toninho Horta
Hilda e Marlene Alves - Blog Paraíso Agora - Sá, Rodrix e Guarabyra.
Lívia Bastos - Blog Beto Guedes

Vamos lá galeraaaaa....



Abraços à todos !!!

Vânia Siqueira

14 de out. de 2010

Um dia de Banda

Na vinda do 14 Bis em Três Pontas no mês passado, nosso Maestro Vermelho nos presenteou com o Cd " UM DIA DE BANDA " ... cd no qual apresenta uma qualidade excelente musical, um designer maravilhoso, foi muito bem feito....

O Cd Um dia de Banda resgata as tradições das Bandas, fanfarras; contendo 10 belas composições reunindo alguns gêneros musicais que são tradicionalmente executados por Bandas, como por exemplo: dobrado, marcha, moteto, choro, polca e valsa. A Banda 12 de Março de Belo Horizonte interpretaram 7 dessas composições e as outras 3 restantes foram interpretadas por Vermelho e com participações especiais de Beto Guedes e de seu filho Gabriel Guedes.

O Projeto do Cd Um dia de Banda, é idealização e direção de Vermelho, a idéia é resgatar essa manifestação cultural e fazer uma homenagem ao seu pai Sebastião Assis Moreira(1921-2008).

Sebastião Moreira considerado por muitos como um dos grandes artistas desse gênero, nunca teve sua obra gravada.

O Projeto que foi patrocinado pela Copasa, irá distribuir 3 mil cópias sobretudo entre os jovens, por meio das escolas de músicas, para difundir a música de Banda.


Para saber mais sobre o Cd Um dia de Banda, acesse o site:

www.umdiadebanda.art.br






Valeu Vermelho, o Cd está sensacional.....

Abraços...

9 de out. de 2010

Prêmio TOP BLOG 2010 !!!

Muito obrigada à todos que votaram no Blog do FCAP.... Já estamos entre os 100 mlehores do Brasil na categoria Música....

Dia 10/10 até dia 10/11 teremos a 2ª Etapa... Contamos com o seu voto para tentar chegar entre os TOPs 3...

Vamos lá galera... vamos continuar a votar....
Temos também mais 6 Blogs amigos para votarmos....


http://faclubemusicaaudaz.blogspot.com (Fã Clube Toninho Horta, de Maria Valéria)

http://toninhohorta.blogspot.com (Toninho Horta, de Maria Valéria)

http://minastrain.blogspot.com (Minas Gerais, de Maria Valéria)

http://beto-guedes.blogspot.com (Beto Guedes, de Lívia Bastos)

http://paraisoagora.blogspot.com/ (Fã Clube Sá, Rodrix e Guarabyra, de Hilda e Marlene Alves)

http://pedro-rossi-clube-da-esquina.blogspot.com (Homenagem ao Clube da Esquina, de Pedro Rossi)

É isso aí galera...

Abraços...

Festival Música do Mundo - Resumo

Agente espera 1 ano para chegar o  Festival, quando chega, os dias passam rápidos e já se foram os dias mágicos que vivemos em Três Pontas/MG.
Este ano, tivemos 5 dias de muita cultura: na 4ª feira do dia 08/09, a praça principal da cidade(da Igreja Matriz D'Ajuda) foi montado um cinema a céu aberto.... um espetáculo oferecido pela Petrobrás.

 Na 5ª feira, além dos shows apresentados à noite( destaque para o Grupo Voz, que abrilhantou a noite), tivemos Exposição fotográfica da 1ª Edição do Festival, Sarau sobre Vinícios de Moraes, Feira de Artesanato, em alguns bares também tivemos apresentações de músicos(destaque para a Banda Cobra Coral de Kadu Vianna) e este ano também o esporte foi atração. Um Projeto elaborado pelo Rotaract e Interact de Três Pontas, fez com que a Banda 14 Bis viesse mais cedo para a Capital Mundial do Café e da Música. O Projeto foi uma partida de futebol bem animada, tendo como adversários 14 Bis/FCAP x Rotary Club de Três Pontas, os ingressos eram 1 Kg de alimento não perecível e foram destinados a Vila São Vicente de Paula da cidade. Os anfitriões ganharam a partida de 3x1 contra do 14 Bis.
À noite, uma Festiva de Confraternização realizada pelo Interact, Rotaract e o Fã-Clube Além Paraíso Oficial 14 Bis foi até de madrugada. A festa era para comemorar os 2 anos do FCAP e fazer a confraternização da Família Rotária de Três Pontas, e é claro contamos com a participação da Banda 14 Bis na mesma. A festa foi restrita e fãs de várias cidades do Brasil compareceram para uma confraternização animada. Amigos como o Grupo Voz(Rodrigo, Vinícios, Douglas e Gustavo), o Faustho da Banda Poeira DÁgua nos deram a honra de suas presenças.

Na 6ª feira, a cidade já estava com muito mais turistas, tivemos várias atividades durante o dia todo; como: Roda de Capoeira, Artesanato,  Atrações folclóricas, Exposições Fotográficas e mais uma dia de shows na Pracinha do Centenário, a Banda Combinado Só Silva do amigo Elias arrasaram e a noite terminou com uma belíssima apresentação da Banda 14 Bis.
Levantou o público, e o interessante foi ver a quantidade de jovens adolescentes curtirem a Banda, depois do show, a Banda recebeu os fãs no camarim. A energia que Sérgio Magrão, Vermelho, Hely Rodrigues e Cláudio Venturini passaram ao público foi sensacional..... Foi considerado um dos melhores shows da 2ª Edição do Festival Música do Mundo...
Foi maravilhoso curtir o show com a presença de várias pessoas do FCAP.... Valeu 14 Bis...

Chega então o dia mais esperado do Festival: sábado....
Que loucura foi viu.... Na parte da manhã, já foi uma correria danada.... Eu(Vânia), Daiane e Wilson hospedamos alguns amigos do FCAP e do Rotaract, alguns desses amigos encontrando pessoalmente pela 1ª vez. Daí imaginam a correria né, para todos se arrumarem antes de irmos para a maratona de 12 horas de shows.

Logo no almoço de sábado, organizamos um almoço para alguns amigos que estavam chegando, além dos que já estavam em nossas casas.... Amigos como Nemézio de João Pessoa/PB...Os músicos da Banda Súbita(que deram minha árvore para outra pessoa, mas na próxima guarda a minha heimmm e imaginar que em um simples email pelo Myspace onde mandei um recado falando sobre o Festival e falando sobre o Edital, vocês mandariam o material e graças a Deus vocês foram escolhidos ...) Ao total em torno de 30 pessoas almoçando na casa do Wilson.... amigos já antigos, e outros surgindo de um encontro que nos une pela boa música....
Enfim; os shows começam..... Animä Minas... grupo formado na maioria por músicos de Três Pontas que cantam músicas de Milton Nascimento.... logo em seguida o talentoso Tunai, que maravilha foi viu....
Em seguida o talento de uma menina que conquistou a nós todos com sua qualidade musical: Mallu Magalhães... foi uma gracinha, ela toca e canta muito bem....
 
Depois veio Jorge Vercillo, que estava transbordando energia pra gente, dava pra ver na cara dele o quanto ele tava curtindo toda magia musical do Festival....O cara é feraaaa....
Maestro Wagner Tiso deu um show a parte, quem sabe, sabe e dispensa comentários....
É a vez do rock rural... Sá e Guarabyra....foi mágico a apresentação deles... excelente, uma alegria impressionante....

Celso Blues Boy.. arrasou com sua guitarra... fiquei até imaginando se Cláudio Venturini estive com ele no palco, ia ser um duelo de solos pra ninguém botar defeito e sem falar também se tivesse Toninho Horta.... quem sabe em outro Festival aqui em Três Pontas heimm??!!

Não podemos deixar de tirar o chapéu para o talento de Páblo Milanés, mesmo o público não conhecendo todas suas músicas, agradou e muito a galera....
Pena que Gilberto Gil, passou mal e não pode se apresentar, eu particularmente sou super fã e fiquei triste por sua ausência, mas tomara que ele volte a pisar nos solos trespontanos....

O Majestoso Milton Nascimento sobe ao palco para fazer o seu show... é impressionante... As pessoas parecem que fiquem hipnotizadas... afinal Bituca é algo que não se explica.... sem comentários também...Apresentou seu novo álbum - A gente sonhando, onde tem participações de muitos músicos trespontanos... Fiquei orgulhosa de ver meu professor Mauro Marques cantando no côro, da minha colega da turma do Técnico em Canto Lírico, cantando também no côro... êitaaaa... Três Pontas tem talentos e muito....
O frio estava à 9º, muito vento e poeira é o que mais tinha, pois o local é a aberto(um pasto enorme) onde ainda está em construção o novo Centro de Eventos de Três Pontas e que leva o nome de Centro de Eventos Wagner Tiso.... Depois do show do Milton Nascimento, por volta das 3 da manhã, é hora de descansar... afinal, domingo ainda tem mais....
O ruim é pensar que domingo é dia dos amigos irem embora, e pensar que ano que estaremos juntos para mais um encontro...
Por volta das 13 horas houve um bate papo musical com o Wilsinho(guitarrista de Bituca) e alguns membros que participaram do novo cd de Bituca....

A tarde mais shows..... E com alegria pude ver de perto o som da Banda Súbita e da Banda Poeira Dágua... Rock e MPB.... e sem falar na alegria do cantor Raimundo Andrade..... 

 Reencontrar algumas pessoas do FCAP, conhecer outros, amizade e música é uma combinação perfeita....

Quero agradecer à todos do FCAP, pelo carinho e atenção....
Valeu Maria Cristina, Marquinho, Mara, Marlene, Regina, Suely, Pierre, Rosany, Gisele, Antônia, Elias e Banda, Iamine, Naninha, Nemézio, Milton, Júnior Sabiá, Banda Súbita, Banda Poeira Dágua, Anne, Dany, Guilherme, Leonardo, Renata, Odair, Landinho, Gilson, Swellen, Laércio e a todos os amigos de Três Pontas e em especial a Kellen, Daiane, James, Marita e ao meu noivo Wilson.... Valeu por toda ajuda que vocês deram para ajudar a organizar o Futebol, a festa dos 2 anos...

Valeu Marolo Produções pelo apoio na realização do Futebol e por trazer o 14 Bis nesse maravilhoso evento.....

Valeu 14 Bis....

Vários cantos.... Uma só Voz...

Beijos à todos....
Vânia Siqueira

17 de set. de 2010

2 Anos do FCAP Oficial 14 Bis !!!


Foi uma confraternização com muitos amigos do Brasil inteiro e com a presença do 14 Bis...


A confraternização foi  no Clube dos 100 e recebemos também a presença do amigo Faustho da Banda Poeira D'Água e dos guris do Grupo Voz.....

Juntamente com o Rotaract, Interact e Rotary de Três Pontas......

Papos, diversão, boa música não faltaram na festa....






Valeu FCAP OFICIAL 14BIS !!!


Futebol Beneficente com 14 Bis

Um imprevisto no cancelamento no vôo que saia da Cidade Maravolhosa com destino para Belo Horizonte, afetou no atraso para a hora prevista na partida de futebol 14 Bis/FCAP x Rotary Club de Três Pontas/MG, mas mesmo assim, o futebol foi realizado e os anfitrões levaram a melhor, venceram por 3x1. O time liderado por Cláudio Venturini e companhia até que tentaram, mas não foi desta vez....

A Banda 14 Bis foi recebida no Campo do Tac na cidade de Três Pontas com muita alegria e carinho, principalmente pelas crianças e jovens que participam do Programa Projovem.

Fãs de todo Brasil estavam na torcida pela vitória da Banda, mas mesmo com o placar menor do anfitrião; os fãs poderam ver um pouco mais da Banda fora dos palcos.

O Projeto foi realizado pelo Rotaract e Interact de Três Pontas, onde arrecadaram alimentos e foram doados para a Vila São Vicente.

Depois do futebol, todos poderam ver algumas Bandas que apresentaram durante o Festival Música do Mundo; como a Banda Cobra Coral( com Kadu Viana) e o Grupo Voz...

A noite a Festa foi no Clube dos 100, para comemorar os 2 anos do FCAP e a confraternização do Rotaract e Interact de Três Pontas....

Valeu galera pela presença!!!



Algumas pessoas do FCAP, como Marquinhos de Campinas, Elias de Curitiba, Landinho, Laércio, Odair e Gilson de Varginha, contribuíram para completar a escalação do 14 Bis.....

Além de Cláudio Venturini, Carlão, Azeitona, Adézio e Aurélio da Equipe Técnica do 14 Bis jogaram.
A partida de futebol, foi bem legal e o time do 14 Bis/FCAP estava com muitos técnicos....srsrsrrsrsrs....Hely Rodrigues e Sérgio Magrão eram um desses técnicos....

Valeu 14 Bis!!!

Valeu FCAP!!!

15 de set. de 2010

Do Paraíso para o Mundo...

Essa matéria foi feita pela Equipe Vento de Minas por: Matheus Pissolatti, Andreza Lima, Juliano Rodrigues,  Lucas Magalhães e Pedro Monteiro.

Minas abre suas portas e exibe tradições, culturas e musicalidade.

[Palco  no p+¦r do sol[6].jpg]

Nas esquinas, presente e passado se encontram. Tanta juventude, tantos sonhos, afinal, eles não envelhecem. O Show Paraíso virou Festival Música do Mundo, e com ele o resgate das tradições de Minas Gerais.

Nas ruas e praças de Três Pontas, terra de Milton Nascimento e Wagner Tiso, cultura e música se encontram com a hospitalidade mineira e se espalham pelo mundo. De 08 a 12 de setembro, a cidade será sede da 2ª edição do Festival, onde artistas consagrados e anônimos se unem em um espetáculo que encanta gerações. Cerca de 500 pessoas se empenham para a realização desta viagem cultural.
 
[IMG_2404[4].jpg]
 
 
Exposições, artesanatos, cinema, culinária, futebol e música são algumas das atrações. Bares e restaurantes serão palco de artistas nacionais, relembrando o início da trajetória dos homenageados – Wagner e Milton – e de tantos outros.

No palco principal, nomes consagrados e novos talentos estarão misturados, como Gilberto Gil, Jorge Vercillo, Sá & Guarabyra, Mallu Magalhães, o cubano Pablo Milanés, além de Tiso e Nascimento.
 
Em seu novo CD “...E a gente sonhando”, ‘Bituca’ alimenta o sonho de músicos locais. Assista ao lado a entrevista do artista sobre este lançamento. Foi na noite trespontana que Milton buscou artistas para se juntarem a ele no novo álbum que será lançado durante os dias de espetáculo em Três Pontas.
 

 
Segundo Maria Dolores, organizadora do evento, o investimento total é de aproximadamente R$ 1 milhão. Na 1ª edição, em 2009, a arrecadação não foi suficiente para cobrir os custos, daí a necessidade de bilheteria para apresentação principal. Este ano, a produção encontrou ainda mais dificuldades, pois devido ao período eleitoral, não puderam contar com a colaboração de alguns parceiros. Mas Maria afirma, “a intenção é de um dia todos os eventos serem gratuitos à população”. Os ingressos variam entre R$ 35 e R$ 60 e são cobrados apenas no sábado (11).  Confira os pontos de venda.
 
Show Paraíso - O Woodstock Mineiro
 
Em 1974, Milton Nascimento reuniu grandes amigos em um show que marcou a história de Três Pontas. Músicos como Chico Buarque, Fafá de Belém, Gonzaguinha se apresentaram no Paraíso, que “é como a cidade chama o local, espécie de mirante onde as pessoas vão ver o pôr-do-sol”, conta Maria. Na ocasião, os organizadores não esperavam tantos fãs, por isso comida e bebida não foram suficientes para atender todo o público. A imprensa da época logo fez a associação com o episódio da fazenda Bethel no Estado de Nova York (EUA), em 1969, o revolucionário Woodstock.
 
Cifras no palco e no bolso

As vagas nos hotéis e pousadas da cidade se esgotaram um mês antes do inicio do Festival. No hotel da dona Dagmar Reis Vilela, por exemplo, as reservas começaram a ser feitas em fevereiro - para os seus 52 apartamentos. Ela espera que pelo menos 100 pessoas se hospedem lá.

Enquanto a música contagia quem vai ao centro de eventos para assistir às apresentações, outra movimentação também chama a atenção, durante os dias de Festival.

Em 2009, a Associação Comercial e Agro Industrial (ACAI) de Três Pontas estimou que pelo menos R$ 700 mil foram movimentados em quatro dias de música. Segundo o presidente da entidade, Ralf Duarte, o montante representa 10% de tudo que o comércio local consegue arrecadar em um mês. Já os dados da secretaria municipal de Fazenda apontam que este valor é igual a 1% de todo recurso de impostos que o município absorve em média, mensalmente.

Os lucros de 2009 fizeram vários comerciantes se prepararem para este ano, já que a expectativa para 2010 é que pelo menos outros R$ 120 mil sejam acrescentados ao valor do ano passado. Em média, o turista do Festival gasta R$ 40 por dia em serviços e produtos, valor que é multiplicado por pelo menos quatro familiares. Ralf explica que o estilo musical atrai fãs, seus filhos e netos para a cidade.
 
No hotel de Luis Marcelo Silva, o investimento precisou ser maior, ele criou outros cinco apartamentos, instalou internet sem fio para todos os quartos, ampliou o estacionamento e trocou os aparelhos televisão. O proprietário também comprou camas novas para as acomodações. A diária na cidade varia entre R$ 35 e R$ 50.

Mas ainda é possível se hospedar em Três Pontas. Vagas em casas particulares são oferecidas através do site do evento: www.festivalmusicadomundo.com.br.

Outro ponto que chama a atenção é a abertura de empregos temporários no comércio. Em 2010, são esperados a criação de pelo menos 100 novos postos de trabalho para atender a demanda. Outros 200 empregos também são garantidos para montagem das estruturas de apresentação.

A Prefeitura preparou para este ano uma novidade para facilitar a vida e atrair quem vem de longe. Foi inaugurado dia 26 de agosto um centro de informações ao turista. O local está instalado, estrategicamente, no coreto da igreja matriz de Nossa Senhora D’Ajuda. Keyre Ferreira, turismóloga da prefeitura explica, “todo mundo que vem de longe para uma cidade pequena busca informações na praça da igreja, então é ali mesmo que pensamos em criar um centro de informações”. Cerca de 20 mil turistas são aguardados para os dias de Festival.

Ecos da Esquina


Documetário produzido pela Equipe Vento de Minas.
 
Uma história exemplifica bem o espírito desse festival. No início da década de 80, dois jovens se conheceram em uma república de estudantes em São Paulo. Nesta casa só se ouvia músicas do Clube da Esquina, que acabou se tornando a trilha sonora do casal Maria Cristina Jaccoud Macarini e José Marcos Campos Macarini.



Em 2007, quando completaram 25 anos de casamento, os dois decidiram viajar à Belo Horizonte para conhecer os lugares em que a turma do Clube se reunia. Na volta, passaram por Três Pontas para visitar o Museu e Fã Clube do Milton Nascimento. Fizeram muitas amizades por lá, desde então nunca mais deixaram de visitar o Sul de Minas.

Atualmente, Maria Cristina e José Marcos são empresários em Campinas- SP e vão viajar cerca de 350 km para prestigiar o Festival pela segunda vez. As vagas deles no hotel estão reservadas desde fevereiro. Para o casal, Milton Nascimento é o ícone maior. “A energia que ele passa é inexplicável. Suas músicas propagam o amor e um bem maior. O Festival Música do Mundo resgata a oportunidade de podermos curtir canções de qualidade”, conta Maria Cristina. No Orkut (rede de relacionamentos), a empresária faz parte da comunidade virtual “Nós somos Clubeiros”, que possui mais de 1.300 participantes. Esta turma se encontra sempre nos shows dos artistas que acompanharam Milton e Lô Borges na década de 70. A identificação é tão grande que, a cada fim de ano, eles realizam até amigo secreto. “O legal é que pessoas que gostam do mesmo tipo de música tem uma afinidade muito grande.”, finaliza Maria Cristina.
[5[3].jpg]
 
 Para a trespontana Vânia Siqueira, o festival é uma boa oportunidade para se conhecer novas pessoas. “No ano passado hospedei em minha casa duas amigas de São Paulo que conheci pela internet. Este ano receberei mais gente. São amigos que agora fazem parte da minha vida. A música consegue reunir pessoas e fazer com que uma amizade cresça e nunca termine”, enfatiza. Vânia faz parte do fã clube “Além Paraíso Oficial 14 Bis”, fundado em Três Pontas e aprovado pela banda em agosto de 2008. Siqueira relata que sente um clima de festa na cidade à medida que o Festival se aproxima. “Ficamos ansiosos para ver grandes nomes da música popular brasileira em uma cidade pequena e simples como Três Pontas. Sem dúvida, cultura musical espetacular”, aponta.
 
[8[3].jpg]

Um passo além do Festival

Capaz de influenciar na cultura da cidade, o Festival também contribui para iniciativas na área social. Um exemplo é o grupo musical ‘Meninos da Vila’. Apesar de não evidenciar a trajetória de Milton Nascimento, jovens carentes tocam instrumentos de percussão e tambores. É uma das atrações do evento deste ano. A cidade conta ainda, com o conservatório municipal de música, a escola de música pró-arte e a Corporação Luiz Antônio Ribeiro. Outros importantes trabalhos relacionados a Milton são realizados pela APAE, todos são aplaudidos pelos que visitam Três Pontas .


Desde o primeiro Festival, as escolas municipais vêm mobilizando seus alunos numa ação educativa de resgate da identidade cultural. Quase 14 mil alunos de todas as escolas de Três Pontas levantaram assuntos relacionados à vida, obra e música de Nascimento e Tiso. Este ano o tema será “A música e grupos folclóricos de minha cidade”.

Para Felipe Duarte, Diretor Executivo e Coordenador Geral do Festival Música do Mundo, existe a preocupação de envolver a comunidade. “É a maneira que encontramos das pessoas participarem do projeto. No ano passado, funcionários de uma empresa que faz a coleta de lixo em Três Pontas, trabalharam diretamente na composição do cenário. Já este ano, alunos que fazem parte de um projeto social estão envolvidos nesse processo, aprendendo valores através de oficinas com artistas plásticos, sob coordenação do cenógrafo Keller Veiga, da Rede Globo”, ressalta. Duarte ainda é diretor do grupo Anima-Minas, mais uma iniciativa da musicalidade e preocupação de Milton com a cultura em Três Pontas.

Anima Minas


O grupo foi criado em 2006, quando Milton Nascimento convidou alguns músicos de Três Pontas para gravar a canção Paciência, de Lenine. A música foi incluída como uma faixa bônus no DVD Pietá. A partir daí, alguns destes músicos passaram a se reunir e participaram de um show no Canecão, Rio de Janeiro.

As oportunidades continuaram aparecendo e, de uma homenagem ao Milton, o Anima se firmou como um grupo musical. Recentemente eles participaram da gravação do próximo CD do Bituca, que será lançado no Festival deste ano. Atualmente o Anima tem 15 integrantes, todos trespontanos ou com alguma ligação com a cidade.


Na Três Pontas dos romeiros e sua devoção ao Beato Padre Victor, na terra dos trabalhadores da colheita de café, a união de tantos talentos com o povo e sua história vai além do Festival. É união de almas, de ânimos, de vozes. É a canção que quer unir as Américas, é o respeito entre os povos. É a música do mundo.
 
  Valeu Galera!!!
Reportagem do Blog Vento de Minas

2 de set. de 2010

Projetos de 30 anos - 14 Bis e Flávio Venturini

Em 2010, o 14 Bis completa trinta anos de carreira e promete comemorar a data com projetos especiais. Até o fim do ano, deverá ser gravado um novo DVD, que reunirá sucessos, faixas inéditas e canções lado B do grupo. Porém, a informação mais surpreendente nessa história é que Flávio Venturni - um dos fundadores da banda - participará da gravação desse projeto e ficará em turnê com o 14 Bis nos próximos dois anos. "A presença dele nesses shows comemorativos será de extrema importância, porque o seu nome gera um forte apelo junto ao público e aos contratantes", explica o baixista Sergio Magrão, que completa a banda ao lado de Cláudio Venturini (guitarrista e irmão de Flávio), Hely Rodrigues (baterista) e Vermelho (tecladista).

Segundo o músico, a proposta é fazer com que esse lançamento supere a marca de 50 mil cópias vendidas do DVD anterior, intitulado Ao Vivo (Sony). "Óbvio que será algo complicado, mas não impossível. Espero que consigamos esse feito, até por isso estamos procurando lançar e fazer a distribuição em parceria com uma grande gravadora", comenta.

A ideia de Magrão é divulgar o trabalho no mesmo circuito em que o 14 Bis está inserido atualmente: o de shows corporativos, em casas de espetáculo e em praças públicas. "Fazemos muitas apresentações em congressos de profissionais como médicos e juízes. Além disso, tocamos em praças públicas, o que tem ajudado a renovar nossa base de fãs", garante.

No exterior, o 14 Bis também tem conquistado espaço. O DVD Ao Vivo foi recentemente lançado em Portugal. O sucesso do produto em terras lusitanas foi tanto que, em outubro, a banda realizará uma turnê pelo país. Há chances da excursão ser estendida para a Espanha, Itália e França.  

Por Helder Maldonado

16 de ago. de 2010

Atenção!!!

 Novo preço de ingresso e regras para compra de meia entrada para o Festival Música do Mundo.
 
Atendendo à solicitação dos estudantes, a organização do Festival Música do Mundo, que tem o objetivo de realizar um evento de fomentação e acesso cultural, decidiu abrir um nove lote de meias-entradas para a Pista 1. Aqueles que, por ventura, adquiriram ingressos nos 5 dias em que não houve venda de meia para essa área, e quiserem trocar os ingressos, deverão entrar em contato por e-mail maroloproducoes@gmail.com, ou ir diretamente no ponto de venda, em Três Pontas, para programar a troca. Lembrando que os ingressos estão marcados com código de barras e só serão trocados os ingressos adquiridos nesse período. Para efetuar a troca, os interessados devem apresentar toda a documentação e procedimento indicados nos TERMOS DE USO PARA COMPRA DE MEIA ENTRADA ESTUDANTIL, abaixo.

A partir do dia 18 de agosto, quarta-feira, o ingresso da Pista 1 passará a custar R$ 80,00.

OBS: As pessoas que forem realizar a troca de inteira por meia ou de Pista 2 por Pista 1 meia (devido ao fato de terem comprado no período sem meia de Pista 1), pagarão o preço de R$ 30,00 (meia) desde que entrem em contato até o dia 18 de agosto, mesmo que a troca seja efetuada posteriormente.


TERMOS DE USO PARA COMPRA DE MEIA ENTRADA ESTUDANTIL


1º - O estudante deverá preencher a ficha cadastral, seja no ponto de venda ou pela internet (no caso de compra pela internet), informando os dados solicitados. O preenchimento da ficha cadastral no ponto de venda só pode ser feito presencial ou nominal, ou seja, apenas o próprio estudante pode se dirigir ao local para preencher o seu cadastro e retirar o seu número de protocolo. Cada estudante poderá preencher um único cadastro.

2º - O estudante deverá apresentar, no momento do cadastro, os seguintes documentos:

- RG (original e cópia)
- Documento de matrícula com em papel timbrado da instituição de ensino (original e cópia)

3º - As cópias serão anexadas à ficha cadastral e o estudante receberá um número de protocolo.

4º - A ficha cadastral e os documentos apresentados terão sua validade checada, no prazo de 24 horas. Nesse período, o ingresso de meia entrada estará reservado e garantido ao estudante.

5º - A partir das 24 horas, o estudante ou um representante em posse do número de protocolo e da cópia do RG do estudante, poderá se dirigir ao ponto de venda para efetivar a compra. Caso a validade dos dados e dos documentos tenha sido comprovada, será efetivada a compra da meia entrada.

6º - Os termos acima visam garantir os direitos do estudantes, impedindo que fraudes sejam cometidas. 


Atenciosamente,
Produção Festival Música do Mundo

14 de ago. de 2010

B.A.C.H - Música da melhor qualidade!!!

Johann Sebastian Bach (1685-1750) talvez seja de certa forma, considerado o pai da música, o músico mais universal. Sua influencia é avassaladora, seja na musica ‘erudita’ propriamente dita, passando pelo barroco, clássico, atonalismo, diverso ‘vanguardismos’,  chegando ao jazz e música popular. 
Compositor barroco juntava homofonia (melodia acompanhada de acordes) com densa polifonia (linhas melódicas independentes) de maneira única, como que resumindo oito séculos de música ocidental que o antecederam. Interessante notar que Bach era mais conhecido, em sua época, como um grande organista e improvisador nos teclados, do que como compositor genial que foi. Esta arte da improvisação, muitas vezes obscurecida em outras épocas, volta a ser apreciada; a figura de Bach é sempre uma referencia principalmente no que se refere ao órgão, instrumento em que era insuperável.

Outros grandes mestres como Händel, Scarlatti, Beethoven, César Franck, Bruckner e outros, teriam sido também soberbos improvisadores. Porém a maioria deles quase nada deixou registrado desta música ‘feita na hora’, na inspiração do momento. Bach, ao contrário, deixou-as escrito com absoluta precisão, sem perder em nada o ‘clima’ de improvisação. Tomemos como exemplo a famosa Toccata e Fuga em Ré menor, que começa com aquele ‘motivo’ (riff?) avassalador – talvez tão conhecido como o início da 5ª Sinfonia de Beethoven. Típica música de improviso, transposta de maneira meticulosa para partitura – por um jovem de menos de 30 anos, que já escrevia obra de tal envergadura e profundidade.  
Bach não foi um grande inovador, no sentido do que foram Monteverdi (praticamente criador da opera e orquestra modernas), Wagner, Schönberg e outros. Tanto que na sua época era considerado representante de uma arte antiga, ao contrário de seus talentosos filhos. Porém, de maneira única, era um gênio universal da Música, sintetizando praticamente oito séculos de música ocidental., com criatividade, ousadia e qualidade técnicas e artísticas insuperáveis. Era genial em música de câmara (concerti grossi – os 6 Concertos Brandenburgo), em sua vasta e inigualável produção para órgão, cravo ou cravicembalo, orquestra com variados instrumentos solista, obras para instrumentos-solo (chaconnes para violino etc), música de igreja, corais protestantes, etc ... a lista é infindável.
Influenciou praticamente todos compositores que vieram após ele. Inclusive fez parcerias com vários deles: transcreveu várias obras orquestrais de Vivaldi, Albinoni, Corelli, etc para estudá-las e toca-las ao órgão, se tornando familiar com a fluência melódica italiana, unindo ao forte sentido estrutural da música germânica, sem falar na plasticidade dos franceses (suítes francesas). E, finalmente, gostaria de mencionar algumas curiosidades neste assunto: o 1.o Prelúdio do Cravo Bem Temperado - 24 preludio que são fundamento básico da musica tonal, se tornou, com melodia de Charles Gounod, compositor francês que viveu 2 séculos depois, a famosa Ave Maria de Bach-Gounod! As orquestrações feitas por Schonberg, Mahler e Webern, são estudos de orquestração no mais elevado nível.

A melodia “Jesus, alegria dos homens”, tirada de uma de suas cantatas se tornou uma das músicas mais gravadas, com diversos arranjos, de todos os tempos. E, sem deixar de reiterar a enorme influência em mestres do jazz, como Louis Amstrong, Oscar Peterson e outros, na música popular, recentemente uma canção de grande sucesso como trilha de novela, foi “Céu de Santo Amaro”.
Com letra e interpretação de Flávio Venturini, e participação de Caetano Veloso, ressalta a bela melodia do que teria sido um Concerto para Oboé do grande Mestre.

Finalmente: até seu nome era música. B.A.C.H. - em notação alemã são as notas Si Bemol, La,Do,Si. Um ‘motivo’ (pequeno tema) cromático, sobre o qual não só o próprio Bach escreveu inúmeras variações – Liszt, Shumann e, principalmente Max Reger, talvez o maior organista do século XVIII, escreveram Variações sobre o nome BACH.

Beethoven teria dito: Nicht Bach aber Mehr = não deveria se chamar riacho, porém, Mar.

Referências: qualquer livro ou inúmeros LP/CDs disponíveis no mercado podem ser uma boa introdução à obra de Bach. O mesmo vale a respeito da Internet, onde a citação do nome BACH, nos traz não só informações como permite baixar e ouvir parte das inúmeras obras do grande Mestre. Divirtam-se e curtam música da mais alta qualidade.

 Abs,

Vermelho 

Parabéns ao Cláudio Venturini!!!





Hoje é dia de festa!!! 
E nós do FCAP te desejamos mil felicidades!!!
Que Deus ilumine sempre seu caminho, e , mesmo que tenha obstáculos pelo percurso, você consiga superá-los e consiga realizar todos seus objetivos.



  Que você caminhe sempre em busca do sucesso, alcançando um futuro amplo, se aperfeiçoando e prosperando ainda mais.








Parabéns!!! Felicidades!!!

13 de ago. de 2010

Programação Festival Música do Mundo em Três Pontas-MG

Dia 8/09 (quarta-feira)

Festival Música do Mundo em Foco
Exposição fotográfica
Local: Casa da Cultura Alfredo Benassi
Rua Barão da Boa Esperança, 45
Horário: 9:00 às 17:00

As Vozes da Cidade
Exposição dos projetos elaborados pelos alunos das 33 escolas de Três Pontas sobre a música e a cultura local
Local: Biblioteca Municipal Celso Brant
Rua Dr. Pedro Meimberg, 107
Horário: 9 às 17:00

Circo Sarau Petrobrás
Cinema a céu aberto na praça. Exibição dos filmes: “Vida de Cachorro”, curta-metragem de Charlie Chaplin, e “O Coronel e o Lobisomem”, com trilha sonora de Milton Nascimento.
Local: Praça Cônego Victor (Praça da Igreja Matriz)
Horário: 18:30

Dia 9/09 (quinta-feira)

Festival Música do Mundo em Foco

Exposição fotográfica
Local: Casa da Cultura Alfredo Benassi
Rua Barão da Boa Esperança, 45
Horário: 9:00 às 17:00

As Vozes da Cidade
Exposição dos projetos elaborados pelos alunos das 33 escolas de Três Pontas sobre a música e a cultura local
Local: Biblioteca Municipal Celso Brant
Rua Dr. Pedro Meimberg, 107
Horário: 9 às 17:00

Tenda Três Pontas
Feira de artesanato regional e quitutes
Local: Praça Pref. Paulo de Paiva Loures (Praça do Centenário)
Horário: 9:00 às 23:30

Para Viver um Grande Amor
Sarau em homenagem a Vinícius de Moraes, com curadoria artística de Isabela Morais
Local: Casa da Cultura Alfredo Benassi
Rua Barão da Boa Esperança, 45
Horário: 16:00

Futebol com o 14 Bis
14 Bis/FCAP x Rotary Club de Três Pontas
Local: Campo do TAC
Horário: 16:00
Ingressos: 1 KG de alimento não perecível.
Destinação das doações: Vila Vicentina
Realização: Rotaract e Interact Club de Três Pontas
Apoio: Festival Música do Mundo

Shows do Palco da Praça

Grupo Voz (MPB / Santa Maria – RS)
Madalena (MPB-samba-rock / Niterói – RJ)
Léo Brasil e AumBanda AveRara (Sambaião-blues / Belo Horizonte – MG)
Kamy (Pop-rock / Três Pontas/Rio de Janeiro – MG/RJ)
Show de encerramento com Ummagumma – Pink Floyd Cover

Local: Praça Pref. Paulo de Paiva Loures (Praça do Centenário)
Horário: A partir das 17:30

Roteiro Musical
Shows nos bares e restaurantes da cidade
Horário: A partir das 22:00

Laíse Reis (MPB / Três Pontas – MG)
Bar da Mina

Iago Junqueira (MPB-Pop / Três Pontas – MG)
Restaurante e Choperia Adega

Batata Soul (Pop-rock / Campinas – SP)
Restaurante e Choperia Tonel

Ivan Segal (MPB / Lavras – MG)
Bar e Restaurante Aeroporto

Cobra Coral (com Flávio Henrique, Flávio Henrique, Kadu Vianna, Mariana Nunes e Pedro Morais – MPB / Belo Horizonte – MG)
Pizza Dog

Paulo Francisco “Tutuca Tiso” (MPB / Alfenas – MG)
Butiquim e Restaurante do Bety

Jam Sasseion (vários músicos de Três Pontas – MG)
Buxarela

Hellen (MPB / Três Pontas – MG)
Dedo de Prosa

Cida (MPB / Três Pontas – MG)
Bar e Restaurante do Tatu

Dia 10/09 (sexta-feira)

Festival Música do Mundo em Foco
Exposição fotográfica
Local: Casa da Cultura Alfredo Benassi
Rua Barão da Boa Esperança, 45
Horário: 9:00 às 17:00

As Vozes da Cidade
Exposição dos projetos elaborados pelos alunos das 33 escolas de Três Pontas sobre a música e a cultura local
Local: Biblioteca Municipal Celso Brant
Rua Dr. Pedro Meimberg, 107
Horário: 9 às 17:00

Tenda Três Pontas
Feira de artesanato regional e quitutes
Local: Praça Pref. Paulo de Paiva Loures (Praça do Centenário)
Horário: 9:00 às 23:30

Atrações de Rua
Banda da APAE – Praça Getúlio Vargas (do grupo Cônego Vitor). 14:00
Capoeira Muzenza – Av. Ipiranga (praça da Fiat). 16:00
Corporação Musical Luiz Antônio Ribeiro – Praça Cônego Victor. 16:00
Pró-Arte – Praça do Trem Bão (Rodoviária). 16:00
Serenata dos Tiso (em homenagem a Gileno Tiso) – Cemitério Municipal. 16:00
Centro de Convivência do Idoso – Praça José de Anchieta. 18:00


Shows do Palco da Praça

Ismael Tiso Jr. e Clayton Prósperi (Música Mineira / Três Pontas – MG)
Quaterna Réquiem (Rock progressivo / Rio de Janeiro – RJ)
Combinado Silva Só (Samba / Curitiba – PR)
Idson Ricart (Mangue Beat / Quixadá – CE)
Show de encerramento com 14 Bis

Local: Praça Pref. Paulo de Paiva Loures (Praça do Centenário)
Horário: A partir das 17:30

Roteiro Musical
Shows nos bares e restaurantes da cidade
Horário: A partir das 22:30

Isabela Morais (MPB / Três Pontas – MG)
Bar da Mina

Mistura Fina (Samba-chorinho / Lavras – MG)
Restaurante e Choperia Adega

Luan Nogueira (Pop-rock / Belo Horizonte - BH)
Restaurante e Choperia Tonel

Cacá Negretti (MPB / Varginha – MG)
Bar e Restaurante Aeroporto

Wolf Borges (MPB / Pouso Alegre – MG)
Pizza Dog

Daniel Basílio (MPB / Belo Horizonte – MG)
Butiquim e Restaurante do Bety

Ark2 (Rock-blues / Três Pontas – MG)
Buxarela

Anco Márcio (MPB / Três Pontas – MG)
Dedo de Prosa

Magos de Minas (MPB / Três Corações – MG)
Bar e Restaurante do Tatu

Dia 11/09 (sábado)

Festival Música do Mundo em Foco
Exposição fotográfica
Local: Casa da Cultura Alfredo Benassi
Rua Barão da Boa Esperança, 45
Horário: 9:00 às 14:00

As Vozes da Cidade
Exposição dos projetos elaborados pelos alunos das 33 escolas de Três Pontas sobre a música e a cultura local
Local: Biblioteca Municipal Celso Brant
Rua Dr. Pedro Meimberg, 107
Horário: 9 às 14:00

Tenda Três Pontas
Feira de artesanato regional e quitutes
Local: Praça Pref. Paulo de Paiva Loures (Praça do Centenário)
Horário: 9:00 às 14:00

Atrações de Rua
Meninos da Vila – Praça Cônego Vitor.
Fanfarra da Escola Coração de Jesus – Cortejo da Escola Coração de Jesus até a Praça do Centenário.
Pastoral Afro – Trevo Padre Victor.
Moçambique – Trevo de Varginha.
Grupo Capoeira Sol Vermelho – Praça da Bandeira.
Karatê (Secretaria de Esportes) – Praça do Trem Bão (Rodoviária).
Grupo de Dança Espaço Vital – Praça Getúlio Vargas (do grupo Cônego Vitor).
Cia. São Cristóvão (Folia de Reis) – Praça Getúlio Vargas (do grupo Cônego Victor).
Cia. Nossa Senhora do Bonfim (Folia de Reis) – Praça Travessia.

Todas as atrações de rua do dia 11 acontecem entre 11:00 e 14:00.


Shows do Palco Música do Mundo

Rasgacêro e o Artêro
Tunai (participação especial de Robertinho Silva)
Änïmä Minas
Mallu Magalhães
Jorge Vercillo
Paula Sousa (perfórmance)
Wagner Tiso e Brasil Ensemble
Sá & Guarabyra
Celso Blues Boy
Gilberto Gil
Pablo Milanés (Cuba)
Milton Nascimento (que vai apresentar, em primeira mão, algumas músicas do seu novo disco)
Ark2 (em homenagem aos festivais de Woodstock e Ilha de Wight)

Local: Centro de Eventos Wagner Tiso
Horário: 15:00 (os shows começaram pontualmente)
* Únicos shows pagos do Festival. Garanta seu ingresso, acesse www.festivalmusicadomundo.com.br

Dia 12/09 (domingo)

Bate-papo musical com Milton Nascimento e convidados
Local: Centro Cultural Milton Nascimento
Rua Celso Junqueira Gazola, 23
Horário: 13:00
Atenção: Vagas limitadas. Para participar, retirar senha com meia hora de antecedência na portaria.

Shows Palco Gran Circo

Dentinho (MPB / Milho Verde – MG)
Raimundo Andrade (MPB Regional / Varginha – MG)
Súbita (Rock / São Paulo – SP)
Poeira D’Água (MPB / Campos dos Goytacazes – RJ)
Elétrons (Pop-rock / Belo Horizonte-Três Pontas – MG)
Gabriel Guerra (MPB-pop / Poços de Caldas – MG)
Dona Joana (Pop-Rock / Rio de Janeiro – RJ)

Local: Praça Pref. Paulo de Paiva Loures (Praça do Centenário)
Horário: A partir das 15:00

* Por motivo de força maior, o Palco Gran Circo não será realizado esse ano no Pontalete (Furnas), mas na Praça do Centenário, onde contará com a mesma magia e clima do circo que originou a idealização do projeto em 2008, antes mesmo do Festival Música do Mundo.

Atenção: Programação geral do Festival sujeita à alterações

28 de jul. de 2010

Futebol, música, amizade e solidariedade

A música consegue reunir amigos para uma boa prosa...
O futebol também consegue reunir amigos para torcer e deixar o coração apertado...
A amizade é coisa que devemos preservar e cultivar os laços, independente de cor, credo, cultura, ou posição social.
E conseguir reunir isso tudo para praticar uma boa ação é melhor ainda !!!

O Rotaract Club de Três Pontas e o Interact Club de Três Pontas Sul, do Distrito 4.560 convidam à todos para prestigiar o Projeto Futebol Beneficente...

Juntando futebol, música, amizade e solidariedade !!!

Dia 09/09 na cidade de Três Pontas às 16 horas no Campo do TAC...

14 Bis/FCAP x Rotary Club de Três Pontas !!!

Um evento para compartilhar o companheirismo através da alegria do futebol, da harmonia dos acordes, sempre acompanhado de amigos para juntos ajudar a quem necessita.

A entrada será cobrada 1 kg de alimento não perecível, onde as doações serão destinadas para a Vila São Vicente na cidade de Três Pontas...

Algumas pessoas que fazem parte do FCAP vão participar jogando juntamente com o 14 Bis. Como por exemplo: Odair, Gilson Landinho, Zé Maria e Laércio de Varginha, Elias de Curitiba, Marquinhos de Campinas e Gilbertinho de Três Pontas.
A confraternização de 2 anos do FCAP Oficial 14 Bis será realizada juntamente com os companheiros da Família Rotária, local ainda não definido pela organização do Projeto.

Ressaltando que o Projeto Futebol Beneficente estará fazendo parte da programação do Festival Música do Mundo.

Esperamos que venham prestigiar esse evento, onde o objetivo é reunir amigos, boa música, a paixão nacional e para que juntos ajudarmos a quem precisa.











Um abraço à todos !!!


Vânia Siqueira
Presidente do Rotaract Club de Três Pontas
Presidente do FCAP Oficial 14 Bis

25 de jul. de 2010

Parabéns ao Sérgio Vasconcellos...




Esta data é inteiramente especial...

Hoje é aniversário de Sérgio Vasconcellos, um grande músico e de uma simplicidade de pessoa.









Sérgio Vasconcellos está desde 1995 na Banda 14 Bis....





Parabéns Serjão.....

Que Deus ilumine sempre seus passos...

Obrigada pelo carinho, respeito e amizade conosco...


Feliz Aniversário !!!




Equipe FCAP Oficial 14 Bis !!!